QUEM É O TAROT?

Começo perguntando quem é o Tarot e não “o que é o Tarot”, por que o vejo como algo vivo, pulsante e extremamente criativo. O Tarô é um baralho de 78 cartas, divididas em arcanos maiores e menores. Dos maiores constam 22 cartas e os menores 56 (sendo divididos em 40 cartas numeradas e 16 cartas da corte). Suas cartas numeradas são divididas em 4 naipes - Moedas (corresponde ao elemento Terra), Copas (corresponde ao elemento Água), Espadas (corresponde ao elemento Ar) e Paus (corresponde ao elemento Fogo) . Já as cartas da corte são divididas em Valete ou Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei (cada um representado em todos os naipes). Podemos usar o Tarô para analisar problemas, orientação em processos e escolhas, entender a si mesmo e ao próximo, revelar aspectos de uma situação que estão fora do nosso conhecimento, estimular a intuição, abrir a nossa mente, para cura e para prever padrões e tendências.

Obviamente que as cartas não se resumem à simples palavras para descrevê-las, mas vou colocar algumas aqui só para que possam ter uma pequena ideia de seus significados.

Nos Arcanos Maiores temos:

0 - O Louco
O zero. Espírito da inocência. O inexplicável. Liberdade, caminhar pelo desconhecido, mudança, espontaneidade, desapego. Loucura divina. Êxtase. URÂNO.
1 - O Mago
Iniciativa. Habilidade. Consciência dos próprios poderes. Manifestação de resultados no mundo material. Prestidigitação. Ideias transformadas em ação. MERCÚRIO.
2 - A Sacerdotisa
Capacidade de enxergar além das aparências. Desvendar dos segredos. Tomada de consciência da própria intuição. Proteção espiritual. LUA.
3 - A Imperatriz
Bem-aventurança. Princípio materno. Fertilidade. Abundância. Criatividade artística. As coisas boas da vida. Harmonia. Prazer. VÊNUS.
4 - O Imperador
Estabilidade. Liderança. Realização. Autoridade. Força de vontade. Princípio paterno. ÁRIES.
5 - O Papa
Inspiração oculta. Jeito tradicional de fazer as coisas. Busca de aconselhamento em pessoas mais experientes. TOURO.
6 - Os Namorados
Intensidade. Escolhas em relacionamentos. Química momentânea. Atração entre pessoas. Sensação de que algo tem que acontecer. GÊMEOS.
7 - O Carro
Mover-se com sucesso. Manter-se focado nos objetivos. Eficiência e controle. Tato para governar. Viagens. CÂNCER.
8 - Justiça
Entender o que está fora de equilíbrio e fazer os ajustes necessários. Tendência a justiça e a retidão. Integridade. Atração e repulsão. Obediência. Sentido prático. Razão. LIBRA.
9 - O Eremita
Prudência. Conhecer-se. Cultivar a sabedoria. Ter seu próprio tempo para alcançar o que deseja. Concentração. Meditação. Estudo. Discrição. Timidez. VIRGEM.
10 - A Roda da Fortuna
Revolução. Alternativas. Instabilidade. Aventuras. Novo ciclo. Sorte. Avanço. Possibilidade de redirecionamento. JÚPITER.
11 - A Força
Reconhecimento e uso da força interna. Disciplina . Coragem. Força moral e espiritual. Autoconfiança. Subjugar as paixões LEÃO.
12 - O Enforcado
Desapego. Sacrifício. Destino reverso. Tempo de parar até as circunstancias melhorarem. Sacrifício e provação. Submissão. NETUNO.
13 - A Morte
Mudanças e finalizações. Criação e destruição. Desilusão. Profundidade. Renovação. Desapego. Resignação. ESCORPIÃO.
14 - A Temperança
Serenidade. Moderação. Sobriedade de lucidez espiritual. Adaptação. Praticidade. Flexibilidade. A vida segue seu curso. SAGITÁRIO.
15 - O Diabo
Envolver-se pelos próprios medos. Compulsão e vício. Apegar-se a zona de conforto. Redescoberta das paixões e energias sexuais. Egoísmo e arrogância. Escravidão. CAPRICÓRNIO.
16 - A Torre
Queda. Desconfiança de si mesmo. Parto. Tirania. Iluminação. Autodestruição. Tendência a timidez. Religiosidade prática. MARTE.
17 - A Estrela
Esperança. Idealismo. Entregar-se as boas influências. Cura. Confiança no destino. Romantismo. Temperamento inapto para a vida prática. Inspiração. AQUÁRIO.
18 - A Lua
Sonhos e ilusões. As coisas podem não ter o valor que apresentam. Instabilidade. O poder do subconsciente. Inconstância. Intuição. Penosa conquista da verdade. PEIXES.
19 - O Sol
Crescimento. Vida. Alegria. Genialidade. Vaidade. Regeneração. Realização. Discernimento límpido. Talento literário e artístico. Felicidade conjugal. Deslumbramento. SOL.
20 - O Julgamento
Purificação. Despertar. Ressurreição espiritual. Pressão por decisões. Reflexão sobre o passado e possível aceitação do mesmo. Entregar-se ao futuro de uma maneira mais positiva. PLUTÃO.
21 - O Mundo
Após uma longa jornada, chega o momento de apreciar o sucesso. Ciclo finalizado. Tendência à perfeição. Processo que afeta os sentimentos. Respostas à seus questionamentos. Fim do desejo. Final feliz. Recompensa. SATURNO.