BARALHO CIGANO.

Também conhecido como Lenormand, é um lindo baralho constituido de 36 lâminas..

Nele encontramos representados os quatro elementos (os quatro naipes). Assim como na história do tarot, existem divergências sobre sua origem e sua criação. Uns dizem que foi criado pela cartomante Ane Marie Adelaide Lenormand e outros que foi criado pelo alemão Johann Kaspar Hetchtel. Quem usa ou se consulta com esse baralho percebe rapidamente que com ele fica mais fácil tratar as dúvidas que se relacionam com cotidiano. Preparei aqui uma lista com todas as cartas e uma descrição rápida do significado de cada uma delas.

1 - O Cavaleiro - Nove de Copas
Indica que as inclinações do consulente são positivas. Eminência da realização de um projeto. Prosseguir sem recuo. Promoções e concretização. Um homem que se aproxima. Um estrangeiro. Alguém vigoroso. Velocidade nos acontecimentos. Algo que está prestes à acontecer. Movimento. Elemento: Água. Plano: Sentimental.
2 - O Trevo - Seis de Ouros.
Obstáculos. Impedimentos. Perigo na conclusão de um objetivo. Entranto essa carta denota também que existe uma maneira muito próxima de resolver todas essas dificuldades. Pode também indicar uma inclinação para aproveitar os riscos que a vida oferece e tornar as coisas mais emocionantes. Temperamento nervoso. No caso de surgimento de novos projetos, deve-se colocar o orgulho de lado e buscar a ajuda necessária. Elemento: Terra. Plano: Material.
3 - O Barco - Dez de Espadas.
Necessidade de mundaça. Pessoas que chegam à sua vida, podem ser estrangeiras ou não. Diferente estilo de vida. Precisamos dar continuidade aos nossos projetos. Seria interessante avaliar a situação, pois, uma transformação é eminente. Mudança de rumo, por contra próprio ou acordo com as necessidades. Elemento: Ar . Plano: Material.
4 - A Casa - Rei de Copas.
Aconchego. Família. O contexto social onde vivemos. Tradição. Equilíbrio. Apoio. Proteção. Estabilidade financeira. Seja humilde e una-se à comunidade. Elemento : Água. Plano Sentimental.
5 - A Árvore - Sete de Copas
Segurança. Crescimento espiritual e material. Assim como a árvore cresce para cima, cresce para baixo. Isso demonstra que o consulente sabe expandir-se sendo grato. Ciclo vital. Cuidando bem da base dos projetos, eles frutificarão de maneira efetiva e próspera. Fartura. Elemento: Água. Plano: Sentimental.
6 - As Nuvens - Rei de Paus.
Ao meu ver, uma das cartas mais importantes do baralho. Dependedo no método de leitura (estudo) desenvolvido por que usa baralho cigano, as nuvens é uma carta que pode ser vista de diferentes formas. Alguns acreditam que pode-se fazer uma análize mais detalhada das cartas verficando a proximidade e o posionamento que as nunves apresentam. Perto do Trevo: Mensagem de muito sofrimento. Perto da Estrela: Apesar da esperança, existe a possibilidade de acontecimentos muite ruins. Perto do Cachorro: Cuidados com as amizades que se aproximam. Perto da Torre: Possibilidades de problemas de saúde. Perto dos Caminhos: Cuidado em viagens. Possibilidades de contratempos no percurso. Perto da Carta: Notícia ruim.Perto dos Lírios: Problemas domésticos. No contexto geral as nuvens representam uma fase confusa e de pouca nitidez. Problemas para se concentrar. Irriatação e instabiliadade. Incertezas. Dúvida. Intuição mal administrada. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
7 - A Serpente - Rainha de Paus.
Traição. Discórdia. Magia. Sinal de perigo. Confusão. Dificuldades de todos os tipos. Mentiras e fraudes. Luta entre opostos. Conflito entre o bem e o mal. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
8 - O Caixão - Nove de Ouros.
Falta de energia. Um adeus. Perdas físicas e materiais. Mentiras, enganos, difamação, fraudes e deslaldade. Necessidade de desenvolver a espiritualidade. Doença grave. Elemento Terra. Plano: Material.
9 - O Buquê - Rainha de Espadas.
Encantamento. Altruísmo. Uma pessoa feliz e charmosa. Pode também indicar pessoa com o coração livre ou solteira. Momento de expressar os sentimentos. Elemento Ar. Plano: Mental.
10 - A Foice - Valete de Ouros.
Necessidade de abdicar de algo importante. Transformação. Rompimento. Pessoa analítica e de mente racional. Decisões rápidas. Mesmo com tantas provações, mostra que os problemas não são eternos. Elemento Terra. Plano: Material.
11 - O Chicote - Valete de Paus.
Aviso. Contrariedade. Rivalidade. Confusão e violência. Obsessão e necessidade de controle. Pessoa com ardentes desejos sexuais e capacidade para excutá-los. Competitividade. Forças místicas sob controle. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
12 - Os Pássaros - Sete de Ouros.
Parceria. Romance. Paciência, fé e perseverança. Pessoas sociáveis, comunicativas e curiosas. Mente aberta e voltada para liberdade. Capacidade de refletir e agir com sabedoria diante dos problemas. Elemento Terra. Plano: Material.
13 - A Criança - Valete de Espadas.
Juventude. Inocência. Intuição. Filhos. Sinceridade e iniciativa. Ausência de medos e preconceitos. Esperança. Irresponsabilidade e imaturidade. Elemento Ar . Plano: Mental.
14 - A Raposa - Nove de Paus.
Alerta contra pessoas falsas, golpes e enganos. Sabedoria para esperar o momento certo e agir com estratégia. Pessoas furtivas. astutas e mentirosas. Possibilidade de estar sob análise de alguém. Nem sempre quem muito agrada é sincero. Cautela. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
15 - O Urso - Dez de Paus.
A leitura dessa carta é vista de diferentes maneiras (dependendo da escola). Pode ser vista com um inimigo ou invejoso. Por outro lado pode ser vista com alguém de provém força e proteção (instinto maternal). Saber respeitar os momentos de caça e os momentos de descanso. Pessoa intempestiva e teimosa. Sexualidade aflorada. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
16 - A Estrela - Seis de Copas.
Assim como a criança, também é uma representação de esperança. Novas oportunidades. Carta de boa sorte que indica êxito. É importante ter um foco, manter-se fiel a uma só orientação. Auto-estima e autoconfiança. Zelar pela própria imagem. Elemento Água. Plano: Sentimental.
17 - A Cegonha - Rainha de Copas.
Mudanças e surpresas. Possibilidade de gravidez. Emprego novo, vida nova, relacionamento novo. Elemento Água. Plano: Sentimental.
18 - O Cachorro - Dez de Copas.
Fidelidade. Amizade desinteressada e amor incondicional. Vida social. Carência emocional. Elemento Água. Plano: Sentimental.
19 - A Torre - Seis de Espadas.
Justiça divina. Intimidade. Isolamento e reclusão. Melancolia.Falta de comunicação. Necessidade de olhar para dentro de si mesmo. Conquista após longo tempo de espera. Elemento Ar. Plano: Mental.
20 - O Jardim - Oito de Espadas.
O paraíso. Fertilidade, paz e boas energias. Uma comunidade. Familia. Respeito ao próximo. Elemento Ar. Plano: Mental.
21 - A Montanha - Oito de Paus.
Imparcialidade de julgamento. Longo tempo de espera. Grandes desafios acompanhados de grande satisfação. Morosidade. Durabilidade. Firmeza e perseverança. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
22 - Os Caminhos - Rainha de Ouros.
Uma jornada livre de obstáculos. Hora de encontrar uma saida. Dúvidas. Diversificação dos negócios. Força de vontade. Persistência. Livre arbítrio. Momento de fazer uma grande escolha. Elemento Terra. Plano: Material.
23 - O Rato - Sete de Paus.
Desgaste. Preocupações. Roubos e prejuizos. Gastos inesperados. Ciúmes. Inveja. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
24 - O Coração - Valete de Copas.
Amor. Solidariedade. Paixão e entrega. Sentimentos tão intensos que podem cegar. Grande alegria. Doenças ligadas ao sistema nervoso. Cuidado ao tomar decisões tomadas por impulso. Elemento Água. Plano: Sentimental.
25 - A Aliança - Ás de Paus.
Relacionamento. Sociedade. Casamento ou noivado. Amizade. Trabalho em equipe. Compromisso. Elemento Fogo. Plano: Criativo.
26 - O Livro - Dez de Ouros.
Segredo. Estudo e trabalho. Necessidade de adquirir conhecimento. Crescimento intelectual. Desvendar de um mistério. Elemento Terra. Plano: Material.
27 - A Carta - Sete de Espadas.
Notícia. Ansiedade. Revelação. Elemento Ar. Plano: Mental.
28 - O Cigano - Ás de Copas.
Um homem. Atraente e destemido. Um companheiro. Figura masculina importante. Quando for homem, representa o próprio consulente. Elemento Água. Plano: Sentimental.
29 - A Cigana - Ás de Espadas.
Uma mulher. Bonita e cheia de vida. Figura feminina importante. Se for mulher, pode representa ela mesma. Elemento Ar. Plano: Mental.
30 - Os Lírios - Rei de Espadas.
Paz e tranquilidade. Representa pessoa de bom caráter. Virtude. Capacidade de se adaptar a realidade. Sensibilidade para o plano espiritual. Período feliz. Honestidade. Elemento Ar. Plano: Mental.
31 - O Sol - Ás de Ouros.
Crescimento, êxito e expansão. Plenitude e impulso na vida. Caminhos se abrindo. No campo emocional pode representar novos amores. Vida sexual ativa. Prosperidade e fertilidade. Elemento Terra. Plano: Material.
32 - A Lua - Oito de Copas.
Intuição. Feitiços, magia e encantamento. Falsa segurança. Romantismo. Reconhecimento. Misiticismo. Imaginação e criatividade. Elemento Água. Plano: Sentimental.
33 - A Chave - Oito de Ouros.
Soluções. Sucesso. Respostas. Promoções ou transferências no trabalho. Confiança e força. Fim de um sofrimento, mistério ou segredo. Elemento Terra. Plano: Material
34 - Os Peixes - Rei de Ouros.
Bens materiais. Dinheiro. Satisfação pessoal e segurança. Esperança para cura de uma doença. Proteção espiritual. Elemento Terra. Plano: Material.
35 - A Âncora - Nove de Espadas.
Segurança material e financeira. Aprender a economizar. Estabilidade emocional. Fé em si mesmo. Decisão. Patrimônio. Elemento Ar. Plano Mental.
36 - A Cruz - Seis de Paus.
Merecimento. Vitória. Poder. Autoconfiança. e sabedoria. Necessidade de apegar-se a fé ou crença. Teste de nossas forças. Elemento Terra. Plano: Material